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19
MAI

2025
Data de Início
19/05/2025
Horário
Pós-laboral (19h00 às 23h00)
Duração
150 horas
Tipo de Horário
Pós-laboral
Local de Formação
Regime Online - Plataforma Microsoft Teams
Tipo de Formação
Formação e-learning
Informação sobre a edição do curso Crescer Juntos: Ação Educativa (Formação Modular Certificada)
Duração
150 horas
Início
19/05/2025
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Local de Formação
Regime Online - Plataforma Microsoft Teams
Regime Online - Plataforma Microsoft Teams
-
Observações

Formação prevista a realizar-se à 2º e 4º, com horário das 19h00 às 23h00.

- Carga horária diária: 4h/dia.

 

Benefícios e apoios

  • Subsídio de Alimentação por cada dia de formação (caso participe em mais de uma formação no mesmo dia, apenas será atribuído o subsídio de uma das UFCDs);
  • Certificado de Qualificações.

 

*O material a utilizar é da responsabilidade de cada formando.

 

Observação: À HORAS DETERMINANTES reserva-se o direito de alterar as datas de início do curso mediante o número de inscrições. 

 

NOTA: Participantes devem residir na Região Norte, Região Centro ou Alentejo. (Não inclui região de Lisboa e Vale do Tejo, Algarve, Açores e Madeira.)

 

Nota para Participantes Estrangeiros: Os cidadãos de países fora da União Europeia com título de residência em Portugal podem participar em ações de formação financiadas, conforme o Decreto-Lei nº 23/2007 e o Regulamento (UE) Nº 2021/1057. No entanto, apenas residentes permanentes têm direito aos apoios sociais, de acordo com o artigo 20º da Lei nº 37/2006.

Condições de Inscrição

Destinatários:

  • Prioridade: Empregados e desempregados com nível de qualificação igual ou inferior a 3, ou seja, até ao nível de escolaridade secundário, desde que correspondam ao nível 3.

 

Para a frequência desta ação, os candidatos deverão:

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;

 

Entregar no ato de pré-inscrição (de forma a avaliar os requisitos), através do email horasdeterminantes@gmail.com

  • Cópia do Certificado de Habilitações;
  • Comprovativo de IBAN em nome do/a formando/a.

 

Empregados:

  • Trabalhador por conta de outrem
    • Declaração do próprio, assinada, com o compromisso de honra;
    • Recibo de vencimento;

 

  • Trabalhador independente, conta própria
    • Declaração onde declare que irá frequentar a ação fora do horário de trabalho;
    • Cópia do comprovativo de abertura de atividade (pode obter no portal das finanças ou em qualquer repartição);
    • Comprovativo de pagamento à Segurança Social ou recibo de um dos dois meses anteriores.

 

Desempregados:

  •  Declaração comprovativa de situação de desemprego.

Objetivos

UFCD 4291 - Animação socioeducativa - 25H

  • Analisar a importância da animação sócio-educativa no desenvolvimento social.
  • Identificar os espaços e grupos-alvo da intervenção em animação sócio-educativa.

 

UFCD 9648 - Educação para os afetos e sexualidade - 25H

  • Identificar os principais aspetos da afetividade e sexualidade na criança.
  • Caracterizar o conceito de identidade de género.
  • Debater acerca das questões de género e cidadania
  • Identificar as principais mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida.

 

UFCD 4256 - Juventude e grupos de pares - 25H

  • Analisar o grupo como fenómeno social.
  • Reconhecer a função afetiva das relações do grupo.
  • Compreender a importância da afirmação social do jovem no grupo de pares.

 

UFCD 7226 - Prevenção da negligência, abusos e maus-tratos - 25H

  • Identificar os conceitos e princípios fundamentais relacionados com a prevenção da negligência, abuso e maus tratos.
  • Detetar alterações do estado físico, emocional ou psicológico do indivíduo indiciadores de negligência, abuso e maus tratos.
  • Propor medidas preventivas de situações de negligência, abusos ou maus tratos.
  • Efetuar o registo e transmitir ocorrências.

 

UFCD 7222 - Desenvolvimento de atividades de animação e ocupação de tempos livres - 50H

  • Planear atividades de animação e ocupação de tempos livres.
  • Implementar atividades de animação e ocupação de tempos livres.

 

 

Conteúdos Programáticos

UFCD 4291 - Animação socioeducativa - 25H

  • A Animação como função educativa
    • Educação, ensino e formação
    • Pedagogia social e participação social
    • Animação sócio-educativa – prevenir e intervir
  • Espaços e grupos-alvo de intervenção em animação sócio-educativa
    • O espaço escolar e a comunidade educativa
    • Estruturas complementares à escola (atl, ludoteca, biblioteca, ...)
    • Espaços lúdicos
    • Projectos de desenvolvimento local
    • Estruturas de educação e formação de adultos
  • Estratégias de Intervenção
    • O estímulo da criatividade
    • A promoção da literacia
    • A diversidade cultural, fator de enriquecimento pessoal e da comunidade
    • A interação com a comunidade local
    • O envolvimento da família no processo educativo

 

UFCD 9648 - Educação para os afetos e sexualidade - 25H

  • Relações afetivas nos diferentes contextos de vida
  • Identidade de género
  • Género e cidadania em contexto(s)
  • Mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida
  • Expressão de sentimentos e emoções
  • Atitudes e comportamentos saudáveis

 

UFCD 4256 - Juventude e grupos de pares - 25H

  • A juventude enquanto construção social – da aparente unidade à diversidade
  • Redes grupais e identidades juvenis – dos grupos juvenis aos grupos de classe
  • Análise da função dos grupos de jovens, nomeadamente, os papéis e estatutos dentro do grupo
  • Problemáticas da juventude
    • o desemprego
    • a afirmação social, os comportamentos pré-delinquentes (criminalidade, toxicodependência, alcoolismo, prostituição, etc.)

 

UFCD 7226 - Prevenção da negligência, abusos e maus-tratos - 25H

  • Conceito de mau trato
  • Categorias de maus tratos
  • Fatores de risco
    • Vítima
    • Agressor
    • Maus tratos em instituições
  • Formas de prevenção
    • Primária
      • Formação e sensibilização dos intervenientes
      • Promoção da autonomia e reforço das capacidades de autodeterminação
      • Integração social e comunitária
    • Secundária
  • Técnicas de deteção de situações de negligência, abuso e maus tratos
    • Identificação de sinais de alerta (alterações psicológicas e emocionais; sinais físicos)
    • Exploração de sinais físicos
  • Estratégias para lidar com situações de negligência, abuso e maus tratos
  • Procedimentos para registo e notificação em situações de deteção de maus tratos, negligência ou violência

 

UFCD 7222 - Desenvolvimento de atividades de animação e ocupação de tempos livres - 50H

  • Animação e ocupação de tempos livres de adultos no domicílio e em instituição
    • Tipologia de atividades
    • Objetivos e benefícios
      • Momentos de lazer
      • Estimulação de competências
      • Contacto com o ambiente externo à Instituição
      • Rotinas diárias
        • Higiene
        • Culinária
        • Costura
        • Jardinagem
  • Diferentes formas de animação e ocupação de tempos livres
    • Animação física ou motora
    • Animação cognitiva
    • Animação através da expressão plástica
    • Animação através da comunicação
    • Animação associada ao desenvolvimento pessoal e social
    • Animação comunitária
    • Animação lúdica
  • Elaboração de um plano de atividades
    • Definição de Objetivos
    • Identificação de recursos humanos, materiais e logísticos
    • Definição de responsabilidades/tarefas
    • Seleção de critérios de avaliação
  • Técnicas de animação aplicados a diversos públicos:
    • Idosos
    • Pessoas com deficiência
    • Pessoa com doença crónica
    • Outras
  • Ocorrências e anomalias na ocupação de tempos livres: aspetos fundamentais a transmitir; procedimentos de registo