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28
MAI

2025
Data de Início
28/05/2025
Horário
Pós-Laboral (19h00 - 23h00)
Duração
100 horas
Tipo de Horário
Pós-laboral
Local de Formação
Regime Online - Plataforma Microsoft Teams
Tipo de Formação
Formação e-learning
Informação sobre a edição do curso Soft Skills: Desenvolve o Teu Potencial (Formação Modular Certificada)
Duração
100 horas
Início
28/05/2025
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Local de Formação
Regime Online - Plataforma Microsoft Teams
Regime Online - Plataforma Microsoft Teams
-
Observações

Formação Prevista a realizar-se à 2ª e 4ª, com horário entre as 19h00 e às 23h 

- Carga horária diária: 4h/dia.

 

Benefícios e apoios

  • Subsídio de Alimentação por cada dia de formação;
  • Certificado de Qualificações.

 

Observação: À HORAS DETERMINANTES reserva-se o direito de alterar as datas de início do curso mediante o número de inscrições. 

 

NOTA: Participantes devem residir na Região Norte, Região Centro ou Alentejo. (Não inclui região de Lisboa e Vale do Tejo, Algarve, Açores e Madeira.)

 

Nota para Participantes Estrangeiros: Os cidadãos de países fora da União Europeia com título de residência em Portugal podem participar em ações de formação financiadas, conforme o Decreto-Lei nº 23/2007 e o Regulamento (UE) Nº 2021/1057. No entanto, apenas residentes permanentes têm direito aos apoios sociais, de acordo com o artigo 20º da Lei nº 37/2006.

Condições de Inscrição

Destinatários:

  • Prioridade: Empregados e desempregados com nível de qualificação igual ou inferior a 3, ou seja, até ao nível de escolaridade secundário, desde que correspondam ao nível 3.

 

Para a frequência desta ação, os candidatos deverão:

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;

 

Entregar no ato de pré-inscrição (de forma a avaliar os requisitos), através do email horasdeterminantes@gmail.com

  • Cópia do Certificado de Habilitações;
  • Comprovativo de IBAN em nome do/a formando/a.

 

Empregados:

  • Trabalhador por conta de outrem
    • Declaração do próprio, assinada, com o compromisso de honra;
    • Recibo de vencimento;

 

  • Trabalhador independente, conta própria
    • Declaração onde declare que irá frequentar a ação fora do horário de trabalho;
    • Cópia do comprovativo de abertura de atividade (pode obter no portal das finanças ou em qualquer repartição);
    • Comprovativo de pagamento à Segurança Social ou recibo de um dos dois meses anteriores.

 

Desempregados:

  •  Declaração comprovativa de situação de desemprego.

Objetivos

UFCD 1531- Gestão de Conflitos 25 H

  • Gerir conflitos.

 

UFCD 7844- Gestão de equipas 25 H

  • Organizar e gerir equipas de trabalho.
  • Comunicar e liderar equipas de trabalho.
  • Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes.
  • Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.

UFCD 7229 - Gestão do stress do profissional - 25H

  • Identificar o conceito de stress, causas, consequências negativas do mesmo.
  • Identificar as técnicas preventivas, de controlo e gestão de stress profissional.
  • Caracterizar o conceito de emoção.

 

UFCD 9208 - Inteligência emocional - 25H

  • Reconhecer o assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes.
  • Criar uma experiência positiva no cliente.
  • Identificar o ciclo experiencial do cliente.
  • Reconhecer a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal.
  • Reconhecer a importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas.

Conteúdos Programáticos

UFCD 1531- Gestão de Conflitos 25 H

  • Efeitos positivos e negativos dos conflitos
  • Causas dos conflitos
  • Causas de tensões
  • Comunicação assertiva
  • Modos de lidar com conflitos
  • Competências de análise e diagnóstico de situações
  • Componentes da gestão emocional
  • Quadro de competência emocional
  • Caracterização, conceito e tipologia da negociação
  • O acordo e o compromisso como técnicas de negociação
  • Gestão construtiva de desacordos

 

UFCD 7844- Gestão de equipas 25 H

  • Organização do trabalho de equipa
  • Comunicar eficazmente com a equipa
  • Gestão orientada para os resultados e para as pessoas
  • Técnicas de motivação e dinamização da equipa
  • Gestão de conflitos
  • Orientação da equipa para a mudança
  • Liderança
    • Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos
    • Diferentes preferências pessoais e o seu impacto em funções de liderança
    • Diferentes estilos de Liderança
    • Competências necessárias à coordenação de equipas
    • Estratégias de mobilização da equipa para um desempenho de excelência
    • Gestão de situações problemáticas na equipa
  • Trabalho em equipa
    • Trabalho em equipa – implicações e especificidades
    • Excelência no trabalho em equipa
    • Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa
    • Mobilização de recursos pessoais em função da equipa
    • Como ultrapassar impasses e obstáculos no trabalho em equipa
  • Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
  • Estratégias de gestão das emoções
  •  

    UFCD 7229 - Gestão do stress do profissional - 25H

    • O Stress
      • Conceito de stress
      • Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais
      • Sinais e sintomas
      • Consequências negativas do stress
      • Medidas preventivas
      • Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
      • Como lidar com situações de agonia e sofrimento
      • Técnicas de auto-proteção
    • As emoções
      • Conceito de emoção
      • UFCD 9208 - Inteligência emocional - 25H

        • Estilos de relacionamento interpessoal
          • Passivo
          • Agressivo
          • Manipulador
          • Assertivo
        • Inteligência emocional
          • Funcionamento da inteligência emocional
          • Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal
          • Competências emocionais
          • Desenvolvimento das competências emocionais
          • O assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes
          • Experiência positiva no cliente
          • Ciclo experiencial do cliente
          • Importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas
        • Características de um assistente
          • Perfil de um assistente
          • Missão do serviço ao cliente
        • Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar
          • A mais-valia da inteligência emocional na habilidade de comunicar Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros
          • Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros
        • Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros
        • O reforço da capacidade de dinamização de grupos
          • Estratégias de motivação de grupos
          • Competências emocionais e gestão de conflitos em grupos (de trabalho / de formação)