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2
JUN

2025
Data de Início
02/06/2025
Horário
Manhã (09h00 - 13h00)
Duração
175 horas
Tipo de Horário
Laboral
Local de Formação
Regime Online - Plataforma Microsoft Teams
Tipo de Formação
Formação e-learning
Informação sobre a edição do curso Percurso de Vendas
Duração
175 horas
Início
02/06/2025
Nível Inicial
Nível 2
Nível Final
Nível 2
Local de Formação
Regime Online - Plataforma Microsoft Teams
Regime Online - Plataforma Microsoft Teams
-
Observações

Formação Prevista a realizar-se de segunda a sexta-feira, com horário das 9h00 às 13h00.


- Carga horária diária: 4h/dia.

 

Benefícios e apoios

  • Subsídio de Alimentação por cada dia de formação (caso participe em mais de uma formação no mesmo dia, apenas será atribuído o subsídio de uma das UFCDs);
  • Certificado de Qualificações.

 

Observação: À HORAS DETERMINANTES reserva-se o direito de alterar as datas de início do curso mediante o número de inscrições. 

 

NOTA: Participantes devem residir na Região Norte, Região Centro ou Alentejo. (Não inclui região de Lisboa e Vale do Tejo, Algarve, Açores e Madeira.)

 

Nota para Participantes Estrangeiros: Os cidadãos de países fora da União Europeia com título de residência em Portugal podem participar em ações de formação financiadas, conforme o Decreto-Lei nº 23/2007 e o Regulamento (UE) Nº 2021/1057. No entanto, apenas residentes permanentes têm direito aos apoios sociais, de acordo com o artigo 20º da Lei nº 37/2006.

Condições de Inscrição

Destinatários:

  • Prioridade: Desempregados com nível de qualificação igual ou inferior a 3, ou seja, até ao nível de escolaridade secundário, desde que correspondam ao nível 3.

 

Para a frequência desta ação, os candidatos deverão:

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;

 

Entregar no ato de pré-inscrição (de forma a avaliar os requisitos), através do email horasdeterminantes@gmail.com

  • Cópia do Certificado de Habilitações;
  • Comprovativo de IBAN em nome do/a formando/a.
  •  

 

Desempregados:

  •  Declaração comprovativa de situação de desemprego.

Objetivos

7852 - Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento (25H)

  • Explicar o conceito de empreendedorismo.
  • Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor.
  • Aplicar instrumentos de diagnóstico e de autodiagnóstico de competências empreendedoras.
  • Analisar o perfil pessoal e o potencial como empreendedor.
  • Identificar as necessidades de desenvolvimento técnico e comportamental, de forma a favorecer o potencial empreendedor.

 

7854 - Plano de negócio – criação de micronegócios (25H)

  • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
  • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
  • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
  • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
  • Elaborar um plano de negócio.

 

8993 - Serviço de apoio ao cliente (25H)

  • Prestar um serviço de apoio ao cliente, efetuando o registo e encaminhado para uma resolução da situação.
  • Prestar informações aos clientes sobre produtos e serviços.
  • Efetuar o processo de entregas ao domicílio, reservas de produtos e serviços de clientes.
  • Efetuar o tratamento de trocas e devoluções.
  • Efetuar venda de produtos específicos aos clientes existentes no balcão de informação.
  • Efetuar atividades de suporte ao Balcão de informação.

 

8994 - Marketing operacional (25H)

  • Identificar o papel e as motivações do consumidor.
  • Descrever a organização do espaço comercial e as respetivas formas de alocação dos produtos.
  • Identificar as regras de exposição, reposição e multi-reposição, em consonâncias com os equipamentos de exposição.
  • Enumerar as técnicas de animação do ponto de venda.
  • Explicar o impacto visual dos produtos na venda.

 

9854 - Comercialização de crédito hipotecário (25H)

  • Definir os conceitos básicos de finanças relacionados com o crédito.
  • Identificar as principais características dos produtos de crédito destinados a consumidores, nomeadamente produtos de crédito hipotecário.
  • Caracterizar as regras e o processo de aquisição de imóveis e de registo predial.
  • Reconhecer os deveres a cumprir na relação com os consumidores na comercialização de produtos de crédito hipotecário e na sua vigência.
  • Caracterizar os mecanismos existentes para prevenir e regularizar situações de incumprimento de contratos de crédito.

 

9855 - Comercialização de crédito aos consumidores (25H)

  • Definir os conceitos básicos de economia e finanças relacionados com o crédito.
  • Identificar as principais características dos produtos de crédito, em particular dos produtos de crédito aos consumidores.
  • Identificar as características dos diferentes tipos de contratos de crédito aos consumidores.
  • Reconhecer os deveres a cumprir no âmbito da comercialização de contratos de crédito aos consumidores
  • Identificar os deveres a cumprir na vigência de contratos de crédito aos consumidores.
  • Caracterizar os mecanismos existentes para prevenir e regularizar situações de incumprimento de contratos de crédito.

 

9856 - Intermediação de crédito (25H)

  • Caracterizar o âmbito da atividade de intermediário de crédito e os vários tipos de intermediários de crédito.
  • Identificar os requisitos gerais e específicos de acesso à atividade de intermediário de crédito.
  • Reconhecer as regras aplicáveis à prestação de serviços de intermediação de crédito e de consultoria relativamente a contratos de crédito.
  • Caracterizar os procedimentos de reclamação e de resolução alternativa de litígios.

Conteúdos Programáticos

7852 - Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento (25H)

  • Empreendedorismo
    • Conceito de empreendedorismo
    • Vantagens de ser empreendedor
    • Espírito empreendedor versus espírito empresarial
  • Autodiagnóstico de competências empreendedoras
    • Diagnóstico da experiência de vida
    • Diagnóstico de conhecimento das “realidades profissionais”
    • Determinação do “perfil próprio” e autoconhecimento
    • Autodiagnóstico das motivações pessoais para se tornar empreendedor
  • Caráterísticas e competências-chave do perfil empreendedor
    • Pessoais
      • Autoconfiança e automotivação
      • Capacidade de decisão e de assumir riscos
      • Persistência e resiliência
      • Persuasão
      • Concretização
    • Técnicas
      • Área de negócio e de orientação para o cliente
      • Planeamento, organização e domínio das TIC
      • Liderança e trabalho em equipa
  • Fatores que inibem o empreendedorismo
  • Diagnóstico de necessidades do empreendedor
    • Necessidades de caráter pessoal
    • Necessidades de caráter técnico
  • Empreendedor - autoavaliação
    • Questionário de autoavaliação e respetiva verificação da sua adequação ao perfil comportamental do empreendedor

 

7854 - Plano de negócio – criação de micronegócios (25H)

  • Planeamento e organização do trabalho
    • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
    • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
  • Conceito de plano de ação e de negócio
    • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
    • Análise de experiências de negócio
      • Negócios de sucesso
      • Insucesso nos negócios
    • Análise SWOT do negócio
      • Pontos fortes e fracos
      • Oportunidades e ameaças ou riscos
    • Segmentação do mercado
      • Abordagem e estudo do mercado
      • Mercado concorrencial
      • Estratégias de penetração no mercado
      • Perspetivas futuras de mercado
  • Plano de ação
    • Elaboração do plano individual de ação
      • Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
      • Processo de angariação de clientes e negociação contratual
  • Estratégia empresarial
    • Análise, formulação e posicionamento estratégico
    • Formulação estratégica
    • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
    • Negócios de base tecnológica | Start-up
    • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
    • Estratégias de internacionalização
    • Qualidade e inovação na empresa
  • Plano de negócio
    • Principais características de um plano de negócio
      • Objetivos
      • Mercado, interno e externo, e política comercial
      • Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
      • Etapas e atividades
      • Recursos humanos
      • Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
    • Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
      • Elaboração do plano de ação
      • Elaboração do plano de marketing
      • Desvios ao plano
    • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
    • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
    • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
    • Acompanhamento do plano de negócio
  • Negociação com os financiadores

 

8993 - Serviço de apoio ao cliente (25H)

  • Serviço de sugestões e reclamações
    • Atendimento ao cliente
    • Registo da sugestão ou reclamação
    • Encaminhamento ou resolução
  • Informação ao cliente
    • Feiras, campanhas e promoções
    • Pós-venda
      • Devoluções
      • Garantias
    • Outros
  • Entregas ao domicílio
    • Receção do pedido
    • Registo da entrega
  • Reservas de clientes
    • De produtos
    • De serviços
    • Outros
  • Tratamento de trocas e devoluções
    • Troca de artigos
    • Devoluções
  • Venda
    • De artigos
    • De produtos
    • Outros
  • Atividades de suporte ao balcão de informação
    • Guarda de objetos
    • Faturação
    • Embrulhos
    • Trocos

 

8994 - Marketing operacional (25H)

  • Merchandising
    • Introdução
    • Consumidor/comprador
      • Necessidades e motivações do consumidor
      • Critérios essenciais de seleção de uma loja
      • Trajeto e comportamento do cliente no ponto de venda
      • Tipo de compra
  • Otimização do espaço comercial
    • Organização do espaço de venda
    • Noção de secção e família
    • Noção de layout, linear e facing
    • Tipos de implementação
    • Gestão do linear e rentabilidade
    • Política de sortido
  • Exposição, reposição e multi-reposição
    • Técnicas de reposição
    • Organização do espaço de venda
      • Lineares
      • Gôndolas
      • Ilhas
      • Espaços quentes e espaços frios no ponto de venda
      • Secções
      • Famílias
      • Maximização do m2 no linear
      • Maximização da frente do linear
      • Número de frentes por produto
      • Exposição vertical e horizontal
  • Animação
    • Animação permanente e intermitente
    • Técnicas e materiais a utilizar
    • Pesquisa de temas e organização do plano anual de temas
  • Embalagem no linear
    • Importância do design e da cor
    • Impacto visual
    • Etiquetagem
    • Simbologia promocional
  • Meios de divulgação

 

9854 - Comercialização de crédito hipotecário (25H)

  • Noções fundamentais de economia e finanças
    • Sistema económico
      • Principais agentes económicos: famílias, Estado, empresas e instituições financeiras
      • Produto Interno Bruto e crescimento económico
      • Inflação
    • Sistema financeiro
      • Banco Central Europeu e a política monetária
      • Papel do Banco de Portugal na supervisão do sistema financeiro
      • Mercado interbancário e a determinação da Euribor
    • Noções básicas de finanças
      • Juros simples e juros compostos
      • Taxa de juro nominal e taxa de juro efetiva
      • Atualização, capitalização e prestações
      • Valor atual líquido e taxa interna de rentabilidade
  • Características dos produtos de crédito em geral e do crédito hipotecário em especial
    • Produtos de crédito destinados a pessoas singulares: crédito hipotecário e crédito aos consumidores
    • Custos do crédito
      • Taxa de juro, tipos e determinantes da taxa de juro
      • Outros encargos com o crédito: comissões, despesas e seguros
      • Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (TAEG)
    • Reembolso do crédito
      • Prazo do contrato
      • Modalidades de reembolso
      • Plano financeiro do empréstimo
    • Garantias do crédito
      • Tipos de garantias (garantias reais e pessoais)
      • Seguros relacionados com o crédito hipotecário
    • Caraterização do mercado de crédito em Portugal
  • Noções gerais do processo de aquisição de imóveis e de registo predial
    • Processo da compra de imóvel
      • Fases do processo
      • Entidades intervenientes
    • Formalização e contratação do crédito
      • Pedido de empréstimo – elementos e documentos
      • Formalização e contratação do crédito hipotecário
    • Regras gerais aplicáveis ao registo de bens imóveis
      • Principais conceitos
      • Entidades intervenientes
      • Registo de aquisição e registo de garantias reais
      • Cuidados a observar pelas instituições de crédito
  • Deveres a observar na comercialização de contratos de crédito hipotecário
    • Deveres de conduta
    • Deveres de informação
      • Informação pré-contratual de caráter geral
      • Informação pré-contratual personalizada (FINE)
      • Informação a especificar no contrato de crédito
    • Dever de assistência ao consumidor
    • Dever de avaliação da solvabilidade
      • Elementos e documentos necessários
      • Mecanismos de recolha e validação da informação necessária
      • Central de Responsabilidades de Crédito
    • Deveres associados à avaliação do imóvel
      • Enquadramento e principais conceitos
      • Conteúdos dos relatórios de avaliação
      • Portabilidade
    • Vendas associadas facultativas e serviços acessórios ao crédito hipotecário
    • Regime de concessão de crédito bonificado à habitação a pessoa com deficiência
  • Deveres a observar na vigência de contratos de crédito hipotecário
    • Informação a prestar na vigência do contrato de crédito
    • Reembolso antecipado
    • Renegociação do contrato
    • Deveres no acompanhamento dos clientes em risco de incumprimento (PARI)
    • Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI)
    • Regime da mora
    • Rede de Apoio ao Consumidor Endividado (RACE)
    • Resolução dos contratos de crédito, execução judicial e insolvência

 

9855 - Comercialização de crédito aos consumidores (25H)

  • Noções fundamentais de economia e finanças
    • Sistema económico
      • Principais agentes económicos: famílias, Estado, empresas e instituições financeiras
      • Produto Interno Bruto e crescimento económico
      • Inflação
    • Sistema financeiro
      • Banco Central Europeu e a política monetária
      • Papel do Banco de Portugal na supervisão do sistema financeiro
      • Mercado interbancário e a determinação da Euribor
    • Noções básicas de finanças
      • Juros simples e juros compostos
      • Taxa de juro nominal e taxa de juro efetiva
      • Atualização, capitalização e prestações
      • Valor atual líquido e taxa interna de rentabilidade
  • Características dos produtos de crédito em geral e do crédito aos consumidores em especial
    • Produtos de crédito destinados a pessoas singulares: crédito hipotecário e crédito aos consumidores
    • Custos do crédito
      • Taxa de juro, tipos e determinantes da taxa de juro
      • Outros encargos com o crédito: comissões, despesas e seguros
      • Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC)
      • Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (TAEG)
      • Limites máximos à TAEG e usura nos contratos de crédito aos consumidores
    • Reembolso do crédito
      • Prazo do contrato
      • Modalidades de reembolso
      • Plano financeiro do empréstimo
    • Garantias do crédito e seguros
      • Tipos de garantias (garantias reais e pessoais)
      • Seguros relacionados com o crédito aos consumidores
    • Caracterização do mercado de crédito em Portugal
  • Categorias de contratos de crédito aos consumidores
    • Crédito pessoal
    • Crédito automóvel
    • Cartão de crédito
    • Linha de crédito
    • Conta corrente bancária
    • Facilidades de descoberto e ultrapassagens de crédito
  • Deveres a observar na comercialização de contratos de crédito aos consumidores
    • Deveres de conduta
    • Deveres de informação:
      • Informação pré-contratual
      • Informação a especificar no contrato de crédito
    • Dever de assistência ao consumidor
    • Dever de avaliação da solvabilidade
      • Elementos e documentos necessários
      • Mecanismos de recolha e validação da informação necessária
      • Central de Responsabilidades de Crédito
    • Vendas associadas facultativas
  • Deveres a observar na vigência de contratos de crédito aos consumidores
    • Informação a prestar na vigência do contrato de crédito
    • Direito de livre revogação
    • Contrato de crédito coligado
    • Reembolso antecipado
    • Renegociação do contrato
    • Deveres no acompanhamento dos clientes em risco de incumprimento (PARI)
    • Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI)
    • Regime da mora
    • Rede de Apoio ao Consumidor Endividado (RACE)
    • Resolução dos contratos de crédito, execução judicial e insolvência

 

9856 - Intermediação de crédito (25H)

  • Noções gerais sobre a atividade de intermediário de crédito
    • Atividade dos intermediários de crédito
      • Âmbito da atividade
      • Limites à atividade
      • Distinção de figuras afins
    • Categorias de intermediários de crédito
      • Intermediário de crédito vinculado
      • Intermediário de crédito a título acessório
      • Intermediário de crédito não vinculado
  • Requisitos de acesso à atividade de intermediário de crédito
    • Requisitos gerais
      • Autorização
      • Idoneidade
      • Conhecimentos e competências
      • Organização comercial e administrativa
      • Responsabilidade civil profissional
      • Incompatibilidades
      • Registo junto do Banco de Portugal
    • Requisitos específicos
      • Intermediário de crédito vinculado e a título acessório
      • Intermediário de crédito não vinculado
  • Regras relativas ao exercício da atividade de intermediário de crédito
    • Regras gerais
      • Deveres gerais de conduta
      • Limites à receção e entrega de valores aos clientes
      • Proibição de representação e de prestação de serviços por terceiros
      • Prestação de informação aos mutuantes
      • Direito à informação dos intermediários de crédito
      • Prestação aos clientes de informação sobre a atividade de intermediário de crédito
      • Prestação aos clientes de informação prévia à prestação de serviços de intermediação de crédito
      • Publicidade relativa à atividade de intermediário de crédito
      • Publicidade relativa a produtos de crédito
      • Prevenção e gestão de conflitos de interesses
      • Dever de segredo
    • Regras específicas aplicáveis aos intermediários de crédito vinculados e a título acessório
      • Remuneração
      • Contrato de vinculação com os mutuantes
    • Regras específicas aplicáveis aos intermediários de crédito não vinculados
      • Deveres específicos de conduta
      • Remuneração
      • Contrato de intermediação de crédito com o cliente
  • Regras aplicáveis à prestação de serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito
    • Deveres de informação
    • Outros deveres na prestação de serviços de consultoria
  • Procedimentos de reclamação e de resolução alternativa de litígios.
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